Image Map

Papo de Mulher... Menstruar ou não Menstruar???



Muitas mulheres concordam que menstruar é um saco... Começa com a bendita (pra não dizer, maldita) TPM, a Tensão Pré Menstrual mais conhecida como Tempo Para Matar, com cólicas, dor de cabeça, stress, e depois vem o incômodo de ficar usando absorvente, sentir um verdadeiro riacho jorrando cada vez que você tosse ou ri, ir ao banheiro toda hora... Enfim, pra muitas mulheres, não ter que passar por isso todos os meses seria uma maravilha. E a gente sabe que tem como evitar a menstruação fazendo uma contracepção continuada. Mas também não é todo mundo que vai sair por aí fazendo uso de pílulas para não menstruar. Tudo deve ser feito com acompanhamento médico, e claro, uma avaliação deve ser feita para ver se há ou não necessidade de fazer uma contracepção.
Então eu resolvi resumir quais são benefícios e malefícios de tomar essa decisão.

Let's Go!

Primeiro vamos entender e relembrar o que é a menstruação! 

"Menstruação é a causa fisiológica do período fértil da mulher, que se dá caso não haja a fecundação do ovócito, permitindo a eliminação periódica, através da vagina, do endométrio uterino (ou mucosa uterina). Geralmente ocorre 14 dias após a ovulação." (Origem: Wikipédia)
Em outras palavras, é o seguinte: Todo mês o endométrio (camada interna do útero) se prepara para receber a sementinha - brincadeirinha gente, rs - quis dizer um embrião. Ele fica mais espesso e com uma grande quantidade de vasos sanguíneos. Se não há concepção, essa camada se desprende e é eliminada através da menstruação.

Atualmente as mulheres tem menstruado cada vez  mais e  mais cedo. A razão de isso acontecer é que as meninas menstruam bem mais novinhas, entram no climatério tardiamente e engravidam menos do que nossas avós e bisavós. 
Uma das consequências disso é o aumento dos casos de endometriose.

Vamos falar agora sobre a contracepção continuada! 
A contracepção como já sabemos é feita com o uso dos anticoncepcionais hormonais, que inibem a ovulação. Isso leva à ausência da menstruação. Esse "processo" pode ser feito com vários métodos, como contraceptivo injetável trimestral, implante de progestagênio e o uso de pílulas de progesterona e estrogênio sem intervalos.
O uso continuado dos anticoncepcionais orais vai diminuindo o sangramento, e com o tempo, a ausência dele.
Mas atenção, nunca tome esses medicamentos sem um acompanhamento médico! Além disso, pode ser necessário fazer vários exames e deve ser feita uma análise das condições físicas da paciente.

Os benefícios da contracepção continuada são: previne e controla problemas como miomas, anemia, endometriose e além disso também acaba com os sintomas da TPM.

Pra entender melhor o que é a endometriose: Acontece quando as células do endométrio não são totalmente expelidas e migram para o sentido contrário, indo para os ovários ou cavidade abdominal, lá elas se multiplicam e voltam a sangrar.
Os sintomas da endometriose são dores abdominais intensas, e pode levar até a infertilidade.

Agora vamos aos contras da contracepção continuada... Os efeitos colaterais são praticamente os mesmos das usuárias de pílulas com pausa. Sangramento irregular é o mais comum. Porém, isso pode desaparecer com a continuidade do tratamento.

Para quem ainda tem dúvidas, vamos desmistificar algumas coisas que o povo fala!
Por exemplo: Muita gente acredita que a menstruação "limpa" o organismo e que se fizer contracepção continuada o sangue se acumula no organismo. Porém os médicos afirmam que isso é mito, pois o sangue menstrual não purifica o corpo e não se acumula, por que os hormônios tratam de impedir a ovulação fazendo com que o endométrio não se prepare para receber o embrião. (Isso mesmo, a sementinha).
Outro mito é dizer que causa infertilidade. Pois para engravidar, basta descontinuar a contracepção continuada.

As contraindicações são as mesmas do uso de anticoncepcionais hormonais com intervalos. Tipo: hipertensão, obesidade, diabetes descompensado, doenças hepáticas, câncer, uso de medicamentos anticonvulsivantes, doenças tromboembólicas, infarto miocárdio, entre outros...
Por isso eu repito que é importantíssimo consultar um médico!

Enfim, dá pra ver que a contracepção continuada tem seus prós e seus contras. Óbvio que ninguém pode sair por aí tomando pílula continuamente, pois isso pode SIM causar problemas à saúde. Consultar usa ginecologista é imprescindível. 
Mas, o legal é que há uma "luz no fim do túnel" pra quem não aguenta mais a TPM e menstruar!

Beijoksssss 8

8 comentários:

  1. Sou daquelas chatas que acha que esse papo só é valido quando é feito com o seu médico de confiança. Mas as dicas tão bem bacanas! Beijão, querida :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Stephanie, obrigada pelo seu comentário! Com certeza esse é um assunto que deve ser discutido com um médico antes de tomar qualquer decisão!
      Beijoksssss flor!

      Excluir
  2. Oie tudo bem? Estou aqui para divulgar uma novidade no meu blog, estou a procura de blogueiras que queiram administrar meu blog Mistério do Brilho comigo, caso você se interesse copie e cole o link seguinte, obrigada & beijos Flor :*

    misteriodobrilho.blogspot.com.br/2013/11/novidade-estou-abrindo-vagas-para.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii flor, espero que você encontre blogueiras para administrar seu blog! Mas é que eu tô tentando dar conta de dois blogs e tá difícil, rsrs, além do QS tem tb o J B Design é de templates para blogger...
      Mas desejo que seu blog Mistério do Brilho continue e que tenha muito sucesso!
      Beijokssssss

      Excluir
  3. nice your site thanks for sharing love you all team good work keep it up

    Hacking Softwares
    Facebook Hacking
    Password Hacker
    Facebook Hack Password

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Omg, \ o / Thank you for visiting the blog!

      Excluir
  4. nice your site thanks for sharing love you all team good work keep it up

    WiFi Hacking
    WiFi Hacker
    Password Hacker
    WiFi Hack Password

    ResponderExcluir
  5. nice your site thanks for sharing love you all teme good work keep it up
    Facebook Password Hacking

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

© Querida Senhorita By: Jamile Barbosa. Todos os direitos reservados.
Criado por: Jamile Barbosa.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo