Image Map

Colorimetria Simples

Comentei aqui no blog da minha vontade de dar um up no visual... Desde que resolvi dar uma mexida na cor do cabelo venho pesquisando sobre colorimetria! Estou pensando bem antes de fazer qualquer coisa e pesquisando bastante sobre tonalizantes, cores e nuances. Tudo isso pra não acontecer algo desagradável.rs
Eu já fiz muita coisa no cabelo, já tive cabelo castanho, loiro, marrom, loiro escuro com luzes, quase preto, e por aí vai... Também já cometi alguns erros com minhas traquinagens com colorações em casa... Por isso que antes de mudar eu aconselho pensar beeeeem, e pesquisar direitinho tudo, e além disso é bom conversar com algum profissional!
Hoje eu vou falar o básico sobre colorimetria. É incrível, depois que li a respeito me dei conta de tantos erros que cometi no passado... kkk  :)
Mas, vamos lá!

Primeiramente, vou deixar claro uma coisa super básica que qualquer pessoa tem que saber: Pra mudar a cor do cabelo NÃO basta ir no supermercado e escolher a tinta pela foto da modelo na caixa... Tá ok?! Eu mesma já fiz muito isso (e o resultado foi beeem distante da foto da caixinha). 
Quando a gente se apaixona por uma cor de cabelo ou uma nuance específica não dá para comprar exatamente aquela cor baseada numa foto de coloração. Isso não dá certo. A menos quem tem cabelo completamente descolorido. E ainda assim acho que não fica igual. E eu não recomendo a ninguém descolorir os fios, isso enfraquece o cabelo, quebra e é um horror.

Vamos ao básico do básico: As colorações dessas que a gente encontra no supermercado, clareiam de três a quatro tons, no máximo. Já as tintas profissionais clareiam uns cinco tons.
E obviamente, embora tenha a venda tintas profissionais em lojas de cosméticos, elas devem ser aplicadas no salão!

Outra coisa que eu acho importante falar: Tinta não clareia tinta.

Vamos a escala que representa as dez cores padronizadas de cabelos:

1- Preto
2- Castanho escuríssimo
3- Castanho escuro
4- Castanho médio
5- Castanho claro
6- Loiro escuro
7- Loiro médio
8- Loiro claro
9- Loiro muito claro
10- Loiro Claríssimo 

A dica pra quem tem cabelo escuro e quer clarear o cabelo, é escolher uma cor no máximo três tons mais claro. Não adianta querer ficar loira platinada, gente. No máximo se consegue um cabelo laranja. Já quem tem cabelo claro e quer escurecer, vá aos poucos. Uma vez o cabelo pintado de preto nunca mais se consegue voltar aquele loiro bonito e natural. 
Uma vez eu quis clarear meu cabelo, e do castanho passei uma tinta 8.3. 
Resultado: Cabelo laranja.

Fofo?! #Sóquenão

Vixe, ô experiência que eu não gosto nem de lembrar. No dia seguinte saí de casa para comprar uma tinta 6.0 para cobrir a c@g@d@ que fiz, e a sensação era de que todo mundo estava olhando pro meu cabelo de pica pau... (O pior, é que estavam olhando mesmo)...

Voltando a colorimetria... Quando a gente quer mudar a cor das madeixas tem que se preocupar também com a nunce. Isso mesmo. As vezes a pessoa até escolhe uma cor legal, mas, a nuance tem o poder de te deixar radiante, ou, pode esculhambar com tudo...
Antes de comprar uma coloração, você tem que ver qual é a nuance que seu cabelo já tem ou tem tendência a ter, para saber qual terminação sua coloração ou tonalizante deve ter... Exemplo: 7.1 ou 7.3 ou 7.7...
A regrinha é fácil: Reflexos indesejados são anulados com as cores opostas.
Vamos a representação da estrela de Oswald:



Azul (acinzentado) e Laranja (acobreado) são opostos;
Roso (irizado) e Amarelo (dourado) são opostos;
Vermelho e Verde (mate) são opostos.

É fácil, dá pra entender direitinho! Os produtos para cabelos loiros, por exemplo, que são para desamarelar, são roxos pois o roxo (irizado) e o amarelo (dourado) são opostos!

Agora vamos identificar essas nuances nas caixas de coloração. Exemplo, vamos supor que eu queira dar uma coloração loiro médio (um tom nº 7), nas caixinhas eu vou achar 7.0, 7.1, 7.3, 7.7... E preciso saber de qual nuance eu tenho que fugir e qual é a melhor pra mim.
Cada pigmento tem um número:

.0 (natural) Tem misturas de vários pigmentos que resultam no marrom
.1 (cinza/azul)
.2 (irisado/roxo) Algumas marcas adotam o .2 para o (mate/verde)
.3 (dourado/amarelo)
.4 (cobre/laranja)
.5 (acaju/vermelho+roxo)
.6 (vermelho)
.7 (mate/verde) Algumas marcas usam o .7 para vermelho

Ainda tem tintas com dois reflexos, um primário e outro secundário. Exemplo: 7.13. É uma cor loiro médio (7) com reflexo primário cinza (1) e reflexo secundário dourado (3). Essas nuances com dois reflexos exigem atenção dobrada! 

Bem, pra quem quer mexer na cor do cabelo em casa (ainda assim recomendo pelo menos conversar com uma cabeleireira!), a colorimetria ajuda bastante! Queria ter descoberto a estrela de Oswald antes! rs Mas enfim, agora, pra quem quer mudar, pega as dicas, escolhe direitinho a cor certa com o reflexo perfeito e arrasa!

5

5 comentários:

  1. Lu Santos6/02/2014

    Nossa que post bacana! Muito explicativo! Eu tb com certeza se conhecesse essa estrela de oswald antes não teria virado mico tantas vezes, rs
    Desisti de buscar um loiro perfeito............. hahaha
    Bjim bjim tha thau

    ResponderExcluir
  2. Raquel6/02/2014

    Kkk, essa é boa, fofo?! #sóquenão, rs realmente de fofo não tem nada qdo a gente faz burrada no cabelo. Eu particularmente nunca tentei clarear os cabelos e acho que não daria certo, pois tenho cabelo preto natural. Amei seu blog! A bonequinha é a sua cara, amei!

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse artigo. Bem completo e informativo. AInda não planejo trocar a cor do cabelo, mas vai que... hahha
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Olá, vim te fazer um convite para participar da próxima edição da Magazine MB que chegará dia 01 de agosto de 2014. Te espero lá contando seu Mico pra gente. Beijos :*

    http://misteriodobrilho.blogspot.com.br/2014/07/participe-da-magazine-mb-de-agosto.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, obrigada pelo convite! Já estou participando!

      Excluir

Deixe seu comentário!

© Querida Senhorita By: Jamile Barbosa. Todos os direitos reservados.
Criado por: Jamile Barbosa.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo