Image Map

Dicas para os Cabelos Crescerem Mais e Saudáveis

Antes de dizer que seu cabelo não cresce é preciso achar onde está o problema. Talvez ele esteja sobrecarregado de químicas, excesso de fontes de calor (chapinha, secador, babyliss), queda, queda por quebra, oleosidade excessiva, falta de vitaminas, entre outras coisas.
Os cabelos necessitam de hidratação, proteção contra o calor e devem ser lavados corretamente!
Por isso eu resolvi escrever sobre isso dando algumas dicas para ajudar nossos cabelinhos!!!!


Apesar de o cabelo nascer pela raiz, as pontas também precisam estar bem cuidadas! De nada adianta o cabelo crescer bem e ter as pontas quebradiças. A principal queixa de muitas mulheres são as pontas duplas. Muitas acreditam que para se livrar desse problema é só passar um silicone ou um óleo e pronto. Mas não é bem assim. Sinto informar, mas só tem um remédio para se livrar das pontas duplas (às vezes triplas ou quadruplas...). A vitamina “T”! Tesoura! Sim, essa é a mais eficaz. Não adianta ficar mascarando o problema com produtinhos, o melhor é cortar o mal pela raiz, ou melhor, pelas pontas... rs
É claro que existem diversos produtos que ajudam muito a tratar as pontas e a recuperá-las... Mas, se essas pontas continuam ali isso pode prejudicar o fio por inteiro causando quebras. Pois aquela ponta dupla é um fio com duas “perninhas”, com o tempo elas vão abrindo e subindo, e ao invés de depois cair por quebra só a ponta, cai o fio pela metade...
A melhor solução é aparar as pontas pelo menos de três em três meses. Para os cabelos mais saudáveis, de seis em seis meses.
Tudo bem, vai, eu sei que muita gente não gosta de cortar e nem dar uma aparadinha nos cabelos, então, quem tem paciência pode tentar, antes de tomar a decisão de cortar, ir mantendo o cabelo com produtos que auxiliem a regenerar essas pontas.
Vejam na imagem abaixo alguns tipos de pontas duplas com umas explicações que achei num site:


1, Note que é o começo da ponta dupla;
2 mostra uma ponta dupla um pouco mais aberta;
3 mostra a ponta tripla, que ocorre nas pontas e ao longo do fio;
4,5,6 e 7 mostram pontas duplas no meio do fio, algo que a maioria de nós nem percebemos; mas que causa frizz e outros danos nos cabelos.

Outro problema são cabelos ressecados. Os fios que tem tendência ao ressecamento devem ser hidratados mais frequentemente com produtos próprios para o seu tipo de cabelo, pois tem mais facilidade em quebrar.  Não dispensar o condicionador é muito importante, pois ele vai finalizar o processo de lavagem fechando as escamas dos fios que o shampoo abriu.  Para cabelos ressecados que são mantidos na escova o uso de um protetor térmico é indispensável. Acho que a melhor opção de protetor térmico para fios que tendem ao ressecamento é o em creme, pois ele deixa os fios mais encorpados e com um pouco de oleosidade, isso ameniza o aspecto do ressecamento.



Cabelos oleosos também dão um trabalho danado, e quem tem deve lavar os cabelos com mais frequência. Dependendo do caso, se for excessivamente oleoso pode-se lavar até todos os dias (por tanto que não use fontes de calor todos os dias), ou dia sim dia não.
Deve-se dar uma atenção maior ao couro cabeludo e mantê-lo sempre bem limpo, pois essa oleosidade pode impedir o crescimento dos fios, dar seborreia, caspa, e por aí vai...
Uma dica é usar de quinze em quinze dias, ou de mês em mês um shampoo anti-resíduos para uma limpeza mais profunda!
Investir em hidratação também é muito importante! Pelo menos uma vez ao mês deve-se fazer uma boa hidratação com uma máscara própria para seu tipo de cabelo.


Prender demais o cabelo com elásticos apertados e presilhas pode causar o enfraquecimento dos fios na região que ele é preso e causar a quebra.  Evitem presilhas, piranhas, polpas feitas com nós... Isso prejudica muito.
Nunca se deve dormir com cabelos molhados, muito menos prender os cabelos úmidos ou molhados.


Outra questão importante é a alimentação, uma alimentação saudável e balanceada contribui muito para o desenvolvimento saudável dos fios e beber bastante água também é muito importante, pois além de hidratar o corpo também age como uma hidratação de dentro pra fora nas madeixas!



Qualquer cabelo que passa por esses cuidados tendem a ser mais saudáveis e assim se desenvolvem mais! Sendo que os cabelos crescem normalmente cerca de um centímetro a um centímetro e meio por mês.
A melhor solução para que os fios cresçam saudáveis é conhecer seu tipo de cabelo e investir em produtos apropriados.
Agora é só usar as dicas e cuidar bem das suas madeixas!

5

5 comentários:

  1. Gostei muito das dicas! Vou seguir!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9/02/2014

    Arf meus cabelos precisam urgentemente colocar essas dicas em ação. Realmente não vale a pena ficar cheia de pontas duplas, eu fui deixando deixando e meu cabelo ficou estragado, agora quer recuperar. Valeu pelas dicas!

    ResponderExcluir
  3. Pois o meu tava bem estragado, então resolvi cortá-los e tratar ele menor, o problema agora é que é que não quero mais ele grande, rsrsrsrs, amo curtinhos.
    Beijos U&B
    Claudinha e Adri
    www.unhasebocas.blogspot.com.br
    Instagram: @blogunhasebocas
    Facebook: Unhas&bocas

    ResponderExcluir
  4. Sou mais de andar com o cabelo solto, e quando prendo é com aqueles pompons bem grandes e fofos. A alimentação é muito importante mesmo! Recentemente fiz até uma matéria sobre a relação das frutas com a beleza e citei o exemplo dos cabelos! Seguindo!
    Beijos adocicados ^.~
    Não esqueça de conferir: blog Montada no Estilo

    ResponderExcluir
  5. Alimentação é um ponto bem importante, pra tudo, né?!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

© Querida Senhorita By: Jamile Barbosa. Todos os direitos reservados.
Criado por: Jamile Barbosa.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo